segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A Serviço d´el Rey, de Autran Dourado


DOURADO, Autran. A Serviço d´el Rey. Rio: Record, 1984. 164pp.
.
UM RETRATO SOTURNO DE JUSCELINO
.
O autor insistiu e insiste, dentro e fora do livro: seu romance não é um romance-à-chave, a ser lido descobrindo-se qual pessoa real se encontra por trás dos nomes fictícios dos personagens. Mas a tentação é grande, talvez proposital por parte de Autran. Juscelino nomeou o então jovem autor para seu secretário de imprensa. Anos depois o já veterano escritor fez esta fábula sobre um escritor que se torna auxiliar direto de um presidente da República.
.
João da Fonseca Nogueira pretende ser o maior escritor de sua geração. Mas essa ambição é nada diante da ambição de Saturniano de Brito. Serve-o desde prefeito. O livro começa com o senador Saturniano passando uma rasteira num seu antigo protetor político para assegurar a indicação à Presidência. Já a passara em muitos. Conseguiu ser Presidente, afinal. Levou seu assessor/escritor consigo. O livro conta as futricas e tricas de um grupo no poder.
.
O livro interessa pelo quem-é-quem. A palavra ambição é pouco para descrever Saturniano. Tinha uma “quase erótica felicidade no exercício do poder” (p137). O erotismo não é metáfora. Distribuía cargos e arranjava amantes, freqüentemente fazia o primeiro para conseguir o segundo. Assim conseguiu o corpo da belíssima Juanita Flores, mulher do deputado Fontes Flores, alusão a Maria Lúcia Pedroso, a morena amante de Juscelino e esposa do deputado José Pedroso.
.
Em torno de Saturniano voejava gente como seu assessor Quintiliano Dantas, poeta muito pouco dado ao estereótipo de poetapobre. Tinha dinheiro e queria mais, vendendo minério bruto aos gringos e de maneira geral servindo de ponte aos negócios deles no Brasil. É um retrato de Augusto Frederico Schmidt, poeta e dono da rede de supermercados Disco. O general Aurélio Miranda garantira a posse de Saturniano. Aurélio é o marechal Lott. Elvira era a rígida mãe de Saturniano, como Dona Júlia era a de Juscelino. Seu pai morrera quando este tinha quatro anos, como o pai de JK quando este tinha três. O Deputado Antunes de Souza é o irascível Carlos Lacerda. A capital se chama Nova Brasília.
.
Mistura ficção e fatos históricos. Juscelino teve um infarto que ficou oculto. Saturniano teve um surto de psicose maníaco-depressiva. E seu assessor tenta esconder de todos, pois sabe que Antunes de Souza e os militares não o deixarão 48 horas no poder depois de o descobrirem. O novo Ministro da Marinha liga com a naturalidade de quem viu fantasma dizendo que tem de cancelar as manobras da esquadra porque o Presidente mandou um navio de cento e tantos metros subir o rio Piabanha, aquele riachinho canalizado em frente ao Museu Imperial em Petrópolis. O assessor em meio segundo percebe tudo, o homem está surtando de novo. Afirma enfático ao Ministro que aquilo com certeza foi um erro, e vai atrás do Presidente. Encontra o homem delirando, falando de volta da Monarquia. Dá-lhe umas pílulas para o surto e enquanto espera fazerem efeito o presidente delira e lhe aponta um revólver.

Já li que JK era maníaco-depressivo e na fase maníaca se aprontava, banho e roupa, em seis minutos. Ele teve surto? Seus surtos eram fortes assim? Juanita Flores tenta se suicidar. Sua sucedânea real tentou?

O livro traça um retrato soturno de Saturniano, um homem cujo sorriso é mais ambição que otimismo, e cujo idealismo consiste em gozar o prazer de mandar. Saturniano é Juscelino? Com certeza, mas até que ponto? É a chave do livro.
.
.
De leitor para leitor (notas de 0 a 5)
Livro: A SERVIÇO D´EL REY, de Autran Dourado
Assunto/Personagem Principal: Juscelino Kubitschek

PARA QUEM ESTE LIVRO INTERESSA MAIS:
Curiosos sobre JK, particularmente a quem quer criticá-lo. Mostra vários podres dele e de seu governo.
Quem procura linguagem literária inovadora: tem monólogos interiores bem-feitos, onde cita de Proust a Camões.
Obs: Para saber em parte qual a correspondência entre personagens reias e fictícios, o leitor deve conhecer outros livros sobre o governo JK ou pelo menos ter assistido á minissérie JK.
.
O QUE VOCÊ PODE ESPERAR DESTE LIVRO:
Histórias para contar: o forte são as fofocas internas sobre o governo JK, e sobre a personalidade deste.
.
QUANTIDADE DE HORAS DE ENTRETENIMENTO: 5 hs
.
PODE SER LIDO na cama, no metrô/ônibus ou filas, pois não exige atenção muito aguçada.
.
.
O QUE ESTE LIVRO MAIS TRAZ PARA VOCÊ:
mudança da visão de algumas coisas
histórias para contar: Histórias sobre JK e uma nova visão de seu governo e das pessoas que o compuseram.
.
PÚBLICO PARA AS HISTÓRIAS QUE VOCÊ CONTARÁ:
público feminino (histórias de sexualidade e família): história das amantes de JK
público masculino (poder, política e economia): histórias dos jogos de Juscelino para se manter no poder e as boas histórias sobre como escondiam os problemas de saúde dele.
.

.
TRECHO:
.
“O Presidente Saturniano só veio a tomar conhecimento da alarmante situação quando foi acordado certa madrugada pelo Ministro da Guerra, General Aurélio Miranda. Militar de figurino prussiano, disciplinado e disciplinador, autoritário, para ele qualquer arranhão na ordem pública era uma ameaça às Forças Armadas e à Segurança Nacional. Foi ele que possibilitara a posse de Saturniano de Brito e garantia a sua permanência no governo. Com certo ressentimento, o presidente o chamava de O Condestável da Prússia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário