sexta-feira, 20 de março de 2009

PARATY - encantos e malassombras, de Tom e Thereza Maia

MAIA, Tom, e Maia, Thereza. Paraty – encantos e malassombras. Guaratinguetá, SP: editora dos autores, 2005. 176p.

Você pode passar sozinho, madrugada alta, em frente à igreja de Santa Rita. Vai se surpreender de encontrá-la cheia. “Uma missa à essa hora”, você pensará. Você terá o mau senso de ficar. Você verá a missa terminar, e uma procissão será organizada. As pessoas sairão. Engraçado, quando uma multidão passa a gente sempre sente certa vibração no solo. Mas essas pessoas são tão leves. Nada vibra. Cruz à frente, a multidão sai. Em frente à igreja, uma praça. Além da praça, o mar. Passam a praça, sujam os pés na areia da praia. Você espera o momento em que a procissão se desviará. As pessoas continuam. Molham os pés, continuam entrando. E entram e entram. E fileira após fileira entram no mar e desaparecem.

É a procissão dos afogados.

O casal Maia já revirou Paraty em vários livros, mostrando uma cidade além dos cartões-postais. Este livro não fala só de fantasmas. Também trata de festas tradicionais e passeios ecológicos. Mas o forte são as histórias do outro mundo. Como a do Cabeção, que atormenta a esquina da Santa Casa e do qual só se pode fugir correndo de costas, ou a do jornalista que todas as tardes joga o molho de chaves sobre uma mesa e começa a escrever. Eles nos trazem a sensação de um mundo antes da TV, quando as histórias de aparições eram o sabor das noites. São sem trocadilho a alma daquele lugar.

De leitor para leitor
Livro: PARATY – encantos e malassombras, de Tom e Thereza Maia
Assunto/Personagem Principal: a cidade de Paraty

PARA QUEM ESTE LIVRO INTERESSA MAIS:
Adolescentes de certa cultura
Quem gosta de contar um causo à moda antiga
Apaixonados por Paraty

O QUE VOCÊ PODE ESPERAR DESTE LIVRO:
Histórias de fantasma
.
QUANTIDADE DE HORAS DE ENTRETENIMENTO: 4 hs
.
PODE SER LIDO na cama, no ônibus, no metrô. Não exige muita concentração.
.
PÚBLICO PARA AS HISTÓRIAS QUE VOCÊ CONTARÁ:
público feminino (histórias de sexualidade e família): Muitas histórias de fantasmas. Talvez seja um livro mais para este público.
público masculino (poder, política e economia): O mesmo. Homens também podem gostar de um causo.
.




TRECHO

“Na rua da Ferraria, que hoje se chama Comendador Jose Luiz,. em casa de família tradicionalmente cat6lica, uma menina loura e de olhos azuis aparece vez por outra, nos mais diferentes horários. Demonstra certa preferência pela sala de jantar.

Um religioso, que dirigia um orfanato na cidade paulista de Guaratinguetá, tinha o costume de trazer seus meninos para banhos de mar em Paraty, várias vezes hospedando-se nessa casa da rua da Ferraria.

Em certa oportunidade, o religioso indagou à dona da casa por que ela ainda não lhe havia apresentado aquela linda menina loura que costumava estar com ele na sala de jantar.

Como resposta, soube que na casa não morava nenhuma menina loura. Tratava-se, sim, de uma aparição constante, todos ignorando quem teria sido a bela menina loura, de olhos azuis, que ainda hoje ali teima em ´viver´.” (p116)

Um comentário: